segunda-feira, 27 de abril de 2009

Aprendiz 6 Universitário Comentado - Parte 01

Esta série de posts tratará sobre o programa exibido na Rede Record ao final das noites de terças e quintas.

O foco não será ilustrar comentários sobre os acontecimentos exatos que ocorreram no programa, mas sim mostrar algumas notas de aprendizado pessoal. Questões que me levaram à reflexão e a formular pontos de vista.

Então sejam benvindos mais uma vez a este novo exercício mental!

EPISÓDIO EXIBIDO EM 16 DE ABRIL

TAREFA: EXIBIR UM VÍDEO PROMOCIONAL SOBRE O PLANO DE FIDELIDADE DA TAM LINHAS AÉREAS

NOTA SOBRE LIDERANÇA

O líder é uma figura de destaque... Sem sombra de dúvidas, suas tarefas e cobranças são diretamente proporcionais. Ele deve assegurar que sua equipe esteja sempre afinada para cumprir os objetivos desejados, cada membro do grupo uma engrenagem, força motriz que conduzirá à vitória de acordo com a mobilização do líder.

No entanto, o líder não obrigatoriamente deve cair na fatal cilada de achar que apenas posição garante que ele mesmo seja melhor do que os demais integrantes de sua equipe emtodos os quesítos. Principalmente nos casos de liderança consultiva!

O líder deve dispor de seus colaboradores de forma a utilizar as habilidades de cada um para montar um "empregado perfeito". A voz do melhor comunicador, as táticas do melhor estrategísta, a persuasão do melhor vendedor... As melhores características reunem-se para atingir um resultado otimizado!

Como agente mobilizador, o líder deve entender em certas ocasiões nem sempre ele deverá ser o porta voz de um projeto, seja por alguma limitação pessoal sobre um assunto ou por existir alguém na equipe que se comunique melhor, com maior capacitação na ocasião para vender a idéia.

O líder deve sim ser o melhor facilitador, e não necessariamente o maior comunicador do grupo... Obviamente, se o for, tanto melhor! E não se surpreenda caso perceba depois de ter tido um resultado insuficiente na venda de uma ideia que outros poderíam ter feito uma apresentação melhor.

Ser editor de um jornal significa deixar seus repórteres redigirem as matérias da primeira página, nem por isso perderá os louros por seu trabalho!

Otimize sua equipe encarando-a como um indivíduo, uma criação de Frankenstein (com o perdão da homologia), utilizando as melhores partes de cada membro da equipe para formar o conjunto.

Este "super-man" gerado, fruto da almálgama de profissionais trará então o melhor resultado possível que poderá vir de sua equipe!

-MICHAEL WEVANNE