sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

NOTAS POLÍTICAS - VERDADES DE THOREAU

O circo político do Eduardo Cunha me lembra, com pesar, de um trecho de "A Desobediência Civil" escrito por Henry David Thoreau:

"Esse governo não tem a força nem a vitalidade de um único homem vivo, já que um único homem poe fazê-lo dobrar-se à sua vontade".

O que fazer quando o Estado está tão subjugado aos interesses individuais de pessoas postas em sua posição pela coletividade? Tão enfraquecido e viciado que enverga sobre desmandos mesquinhos, de um lado para outro, conforme a balança de poder das oligarquias espalhadas pelo país ganham e perdem influência.

MWXS

sábado, 12 de setembro de 2015

NOTAS - A CORRUPÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO DIANTE DO EGO HUMANO

É necessário ter cuidado para não transfigurar a ciência em nada mais do que outro dogma. Pensar verdadeiramente é estar aberto à ideias diversas e mesmo contestar as próprias convicções para encontrar a liberdade cultural e intelectual adequada... E estar disposto a conceber o mesmo tipo de liberdade para os outros. Ciência é só mais um caminho. O sujeito da história sempre será o homem e seu destino.

M. WEVANNE

sábado, 23 de maio de 2015

Notas

O poder vicia. O opressor, acostumado a oprimir, encara a luta dos oprimidos por direitos iguais como uma afronta. Senão como pecado.

>>>

domingo, 17 de maio de 2015

Notas: a culpa é de quem?

A culpa tem nome e rostos conhecidos... As pessoas a transferem para "o povo", para se ausentar de certa responsabilidade da questão ou para ter para quem apontar o dedo acusador.

Mas os culpados, os verdadeiros culpados, são aqueles que dirigem com irresponsabilidade o dever e o poder que foi lhes concedido. Fazendo pouco para exercer o primeiro, mas muito para usufruir do segundo.

>>>

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Notas - Então, reféns!

São forças armadas.
Não forças policiais.
A diferença é drástica.
A diferença é trágica.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Notas - O domínio dos conservadores sobre seu gado

Parafraseando George Orwell em sua obra, "Animal Farm":

"Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros". 

Toda ótica conservadora, seja de origem política ou religiosa, é enviesada, com o objetivo de conduzir o gado que o nutre e legitimar seu modo de vida sobre este mesmo gado. 

Por isso, quem ousa perguntar "por quê?" será sempre julgado ao apedrejamento, ao camburão. Pois representam perigo ao status quo vigente. 

>>>